quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Formação dia 20 de agosto - Inclusão-

O desafio da educação inclusiva
O primeiro passo para fazer a inclusão escolar é preparar os professores para que saibam lidar com todas as diferenças e particularidades dos estudantes. Dessa forma, é possível acolher cada um deles de maneira correta sem cometer qualquer ato de discriminação. O papel dos professores é essencial para que a inclusão tenha sucesso. Por isso, a SEME em parceria com a FTD  proporcionaram a capacitação destes profissionais.






A capacitação (formação) da FTD  para a  equipe técnica da SEME, pedagogos, diretores, professores , profissionais do CEAACA e para a equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi realizada no cinema da cidade.
A Secretaria de Educação trouxe pela primeira vez que a temática sobre inclusão. Tema este que teve informações mais profundas em aspectos relacionados à inclusão
Sabemos que a médio prazo começaremos a perceber as mudanças, porque a partir do momento que você sensibiliza e prepara esses profissionais, elimina uma das barreiras do universo das pessoas com deficiência, que é a atitudinal e a propriedade do conhecimento adquirido fortalece o trabalho já realizado por todos.



Foi explanado sobre o movimento mundial pela educação inclusiva que é uma ação social, cultural, pedagógica e política, iniciada em defesa dos direitos de todos os alunos, compartilhando e aprendendo, sem discriminação. Walquíria Fontes(Psicóloga)
 A educação especial é resultado da mudança de opinião da sociedade, da melhoria das políticas públicas, da pressão imposta ao Estado pelos movimentos sociais, na consolidação de seus direitos como sujeitos sociais e, principalmente na criação de um novo modelo de projeto educativo para a efetivação da educação inclusiva nas escolas.  Alessandra Nogueira. (Contadora de história).




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário